História, perguntado por cleviatorresp5zj8s, 1 ano atrás

qual a saída encontrada pela França e a Inglaterra?

Soluções para a tarefa

Respondido por caluerikap692th
1

a Crise levou o governo Britanico a tomar medidas drásticas e em setembro de 1931 o padrão ouro foi abandonado, a libra esterlina desvalorizada e a conversão do papel moeda em ouro suspensa. Depois de mais de um século de livre-cambismo, a Inglaterra abandonou-o em favor de um protecionismo alfandegário – o que era uma medida retardada, pois há muito que o país perdera a condição de “oficina do mundo”.

A comunidade Britânica das nações formou um bloco econômico no qual os produtos ingleses gozariam de tarifas preferenciais e, apenas um país fora do império inglês, teve seus interesses salvaguardados: _ a Argentina, tradicional exportadora de trigo e carne para a Grã-Bretanha e, essa medida, acabou permitindo á economia inglesa recuperar-se. O padrão de vida da população equilibrou-se, embora continuassem existindo 500 mil desempregados.

Logo depois, a França foi atingida pela Crise, pois os preços franceses para os produtos de exportação superavam os preços estrangeiros: o principal escoadouro ainda aberto era o império colonial, mas a renda nacional diminuiu. Contudo, os gabinetes direitistas se recusavam a tomar novas medidas, limitando-se a uma política deflacionária.

O fracasso da política deflacionária e a insatisfação social levaram ao poder a Frente Popular – aliança de comunistas, socialistas e radicais – e o novo governo elevou os salários dos operários, mas sucumbiu às pressões da direita. A partir de 1938 os elementos da direita retornaram ao poder, abandonando as tímidas reformas sociais da Frente Popular, e a França conheceu – durante todo o período de Crise – uma estagnação que contrastava com o dinamismo dos demais países. 

Perguntas interessantes