Biologia, perguntado por hertzexe449, 5 meses atrás

qual a respiração de repiteis?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jpoliv79
0

Resposta:Introdução

Os répteis constituem uma classe, dentro do filo dos Cordados, chamada de reptilia. O nome deriva do latim reptare, que significa rastejar, característica da maior parte dos répteis. São indivíduos vertebrados e foram os primeiros organismos adaptados a sobreviver em ambientes totalmente terrestres, sendo independentes de água para os seus processos de desenvolvimento e reprodução.

Além disso, são ovíparos (o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo localizado fora do organismo materno), sendo o tipo do ovo, justamente, uma das suas principais características adaptativas que lhes conferiu a capacidade de ampla distribuição no ambiente terrestre.

A conquista do ambiente terrestre garantiu que esses animais ocupassem uma era inteira do período histórico e geológico. Os dinossauros, presentes na era jurássica, eram répteis pertencentes às ordens Dinosauria, Pterosauria, Plesiosauria e Itchyosauria, todas atualmente extintas.

Alguns dinossauros, répteis que se distribuíram ao redor do globo no período jurássico (Crédito: Durbed/WikiCommons).

Os integrantes da classe dos répteis podem ser subdivididos e são conhecidos como serpentes, lagartos, crocodilos, jacarés, tartarugas, jabutis e cágados. São, também, encontrados na maioria dos continentes, principalmente nas regiões próximas dos trópicos.

O ramo da zoologia que estuda os répteis (e também os anfíbios) é chamado de Herpetologia.

Características

Assim como todos os Cordados, os répteis apresentam notocorda em sua fase embrionária e, posteriormente, essa notocorda dá espaço à coluna vertebral, fazendo desses indivíduos vertebrados.

São seres pluricelulares, eucariontes, triblásticos (possuem três folhetos embrionários que dão origem a todos os órgãos e tecidos) e celomados, possuindo celoma, a cavidade interna que servirá, posteriormente, como depósito das vísceras e órgãos.

A principal característica dos répteis, que ainda os limita de povoar todo o ambiente terrestre, refere-se ao seu controle de temperatura. Os répteis são animais ectotérmicos, também chamados de pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Como as reações metabólicas catalisadas por enzimas dependem de uma temperatura específica, a atividade metabólica dos répteis está relacionada à temperatura do ambiente no qual estão inseridos.

Por isso, é comum ver lagartos, crocodilos e jacarés, principalmente, tomando "banhos de sol" após uma refeição. Esse processo aumenta a temperatura do organismo e, consequentemente, aumenta a atividade metabólica do réptil.

Quando é necessário diminuir a sua atividade metabólica, os répteis vão para lugares cobertos, sombras, cavernas, ou entram na água, para baixar a temperatura corporal. Por este motivo, embora não dependam do ambiente aquático, jacarés, crocodilos e algumas serpentes costumam ficar dentro da água.

Os corpos dos répteis são formados por cabeça, pescoço, tronco e cauda. Podem possuir membros locomotores, geralmente dois pares com cinco dedos cada, ou podem não possuir membros locomotores, sendo organismos rastejantes.

Alguns répteis possuem, ainda, adaptações dos membros em nadadeiras, como nas tartarugas marinhas. Outros, apresentam, também, placas ósseas de origem dérmica, chamadas de carapaça, como as tartarugas, os jabutis e os cágados.

Além disso, seus corpos são impermeáveis, queratinizados, cobertos por escamas e placas ósseas e com poucas glândulas. A pele é ressecada e resistente.

Quanto aos hábitos alimentares, há espécies carnívoras, como os crocodilos e jacarés, herbívoras, como algumas tartarugas e jabutis, ou ainda onívoras, como os lagartos, serpentes e camaleões.

Anatomia e Fisiologia

Circulação e Sistema Nervoso

Possuem circulação fechada, com sangue circulando apenas dentro de vasos e artérias, dupla, com o sangue percorrendo dois circuitos (um circuito pulmonar e outro circuito sistêmico, que percorre todo o corpo do réptil) e incompleta, com sangue venoso (rico em CO2) se misturando com o sangue arterial (rico em O2).

A principal diferença em relação à circulação sanguínea dentro da classe dos répteis é quanto ao coração: o coração de répteis não crocodilianos apresenta dois átrios e apenas um ventrículo, dessa forma, o sangue venoso e o sangue arterial se misturam no ventrículo único. Já nos crocodilianos, o coração apresenta dois átrios e dois ventrículos bem separados, ainda assim, o sangue venoso se mistura com o sangue arterial.

Coração de três cavidades, contendo: 1) Veia Pulmonar; 2) Átrio Esquerdo; 3) Átrio Direito; 4) Ventrículo único; 5) Cone arterial; 6) Cavidade venosa. (Crédito: Cscanlon15/WikiCommons)

Perguntas interessantes