Artes, perguntado por joaovrodriguez07, 4 meses atrás

Qual a relevância da dançaterapia ?

Soluções para a tarefa

Respondido por levelupgamerporra
1

A prática da dançaterapia ou dança terapêutica pode ser realizada em qualquer idade e nos ajuda a alcançar melhores relações interpessoais, ao mesmo tempo em que otimizamos nossa saúde cardiovascular.

Benefícios da dançaterapia

Desde que foi inventada, a dança tem sido uma das melhores formas de nos distrair, nos desinibir, liberar tensões acumuladas, estreitar os laços e exercitar o corpo ao ritmo da música. É uma atividade agradável, que nos ajuda a nos sentirmos melhor em geral. Por esse motivo, há algum tempo, existe uma atividade chamada dançaterapia.

A dançaterapia

A dançaterapia é o uso da dança para fins terapêuticos. A partir da expressão criativa do corpo, o estabelecimento de pensamentos é promovido, enquanto a circulação sanguínea é favorecida. Assim, os benefícios para a saúde abrangem a saúde física e emocional.

Embora tenha nascido na Alemanha no início do século XX, o método foi desenvolvido especialmente por um grupo muito diverso por volta dos anos 1940. Uma de suas fundadoras mais conhecidas foi Trudi Schoop, uma comediante dançarina suíça, mais conhecida como a mulher Charlie Chaplin.

Schoop, embora não fosse enfermeira, psicoterapeuta, psicóloga ou psiquiatra, relacionava-se com pessoas desse mundo e, assim, aos poucos foi sendo incentivada a explorar como a dança poderia servir de terapia para pacientes esquizofrênicos. Ela acreditava que poderia ajudá-los a se aproximarem das pessoas em vez de fugir delas.

A história da dançaterapia ainda está sendo escrita e seus benefícios já foram estudados em mais de uma ocasião.

Um estudo realizado na Universidade da Costa Rica apontou que a dançaterapia é a reabilitação e adaptação de problemas físicos e psicológicos. Isso porque se leva em consideração a hipótese de que o corpo manifesta os estados psicológicos das pessoas, o que costumamos chamar de “somatização”.

Além disso, a dança é o movimento rítmico característico de cada participante, a fruição da harmonia e o fluxo dos movimentos, a passagem de um ritmo e de um tempo a outro, não uma simples rotina que o treinador apresenta para copiar.

Também incorpora diferentes disciplinas relacionadas à expressão corporal, como teatro, psicomotricidade, encenação, composição coreográfica e a mais proeminente de todas, que é a musicoterapia.

Perguntas interessantes