História, perguntado por julilu2011, 1 ano atrás

Qual a relação que podemos estabelecer ente "Crise da Republica das Oligarquias" e o Tenentismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kim00
7
A Republica do Cafe (que tem o nome de Republica das Oligarquias) tem uma crise importante nos anos de 1920:

-1922:Reflexão com a identidade nacional brasileira (que eh comprovada pela Semana da Arte Moderna (porque pessoas como Mario e Oswald de Andrade, Anitta Malfatti, sentiam necessidade de fazer uma nova arte porque o mundo havida mudado. Alem disso, surge um partido operário (comunista) e o mais importante: O Levante do Forte de Copacabana que ocorreu em julho desse ano.

O Levante do Forte de Copacabana era mostra de que os militares estavam descontentes com a eleição presidencial. Enquando Epitácio Pessoa (presidente 1918-1922) apoiava Arthur Bernardes para ser o próximo presidente da Republica, houve um desentendimento deste com o Marechal Hermes da Fonseca (que ja fora presidente do Brasil anteriormente).

Marechal estava envolvido com militares (que o apoiavam) e estes começaram rebeliões (ou seja, existiram vários fortes)! Porem, rebeldes si entregaram quando militares ainda leais ao governo de A.B. os cercaram.

Mas o fato eh que no caso do Forte de Copacabana, o pessoal MORREU lutando (e eram pessoas jovens!). Isso serviu de inspiração para novas revoltas futuras!

O Tenentismo eh um conjunto de rebeliões politico-militares que sucederam após esse ocorrido. Os novos levantes militares que foi considerado o maior grupo de pessoas contra o governo de cafe com leite, vulgo, republica das Oligarquias, como o principal cara, o Luis Carlos Prestes. Queriam acabar com o coronelismo, voto de cabresto e a violência. Desejavam pelo voto secreto e por justiça eleitoral, principalmente. :)

Perguntas interessantes