ENEM, perguntado por Cardozovanessa025, 7 meses atrás

Qual a relação que há entre a tirinha, laicidade e utopia?

Soluções para a tarefa

Respondido por danigorzu
2

Resposta:

Este trabalho iniciou-se, na tentativa de responder se o Estado Laico é uma utopia, ou um sonho que futuramente será concretizado.

Este artigo, assim, tem por objeto, fazer um breve recorte e retrospecto, desde a invasão portuguesa, até o presente Brasil, apontando, do início ao fim, o grande mal que a instituição religiosa sempre simbolizou, em desfavor, principalmente dos menos favorecidos, ao impor dogmas, medo, superstições e principalmente, servir de suporte ideológico, aos maus políticos e governantes, para que os mesmos pudessem se perpetuar no poder.

Foi realizada uma singela pesquisa bibliográfica, desde artigos de historiadores, a críticas pertinentes ao acórdão da votação da (ADI) 4439, mediante a qual o Supremo Tribunal Federal, com a devida vênia, não caminha em favor do Estado laico.

Enfim, nosso trabalho foi ousado, ao criticar a instituição religiosa, ao longo da história do Brasil, ao mesmo tempo que buscamos derrubar os mitos: da independência, da liberdade durante o Brasil Império, da Proclamação da República e do atual Estado Democrático de Direito, sem perder o foco na raiz destas fábulas que sempre foram erroneamente ensinadas ao povo, graças os males oriundos pela instituição religiosa.

CATOLICISMO NA COROA PORTUGUESA E BRASIL COLÔNIA

A história da invasão portuguesa ao Brasil, equivocadamente, chamada, por alguns, de descobrimento do Brasil, está intrinsicamente relacionada à imposição do catolicismo romano, em nosso país.

Obvio, que aquela união entre trono e altar, resultou em um sistema, no qual, a instituição religiosa se prestava, principalmente, a dominar a população, independente da classe social, como elucida CATARIN (2005, online)[1], ao interpretar a obra do historiador Luiz Mott, denunciando ainda, as caraterísticas do poderio católico, no Brasil Colônia e Portugal:

Em Portugal, as celebrações realizadas nos templos não apresentavam grandes diferenças sociais em meio aos fiéis religiosos. Situação diferente quando comparado com a América portuguesa, pois havia uma grande minoria da "elite branca". Elite que sempre procurou se "proteger" contra as diferenças em diversas formas tais como: isolando-se da visão de todos no interior dos templos. Também, os mais abastados chegavam a construir locais próprios de adoração - considerando capelas anexas ou fazendo parte de suas moradias.  

Neste liame, o mestre em História SOUZA (2017, online)[2] complementa nosso debate ao destacar como nasceu nosso sistema educacional, sob a égide da dominação religiosa:

Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja

Explicação:

Perguntas interessantes