Qual a relação existente entre Guildas e Império Romano?
AJUDA POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
guildas ou mesteirais eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades. Essas unidades de produção artesanal eram marcadas pela hierarquia (mestres, oficiais e aprendizes) e pelo controle da técnica de produção das mercadorias pelo produtor.
Entende-se por corporação de ofício as guildas (associações) de pessoas qualificadas para trabalhar numa determinada função, que se uniam em corporações, a fim de se defenderem e de negociarem de forma mais eficiente. Dentre as mais destacadas, estão as corporações dos construtores e dos artesãos. Uma pessoa só poderia trabalhar em um determinado ofício - pedreiro, carpinteiro, padeiro ou comerciante - se fosse membro de uma corporação. Caso esse costume fosse desobedecido, corria-se o risco de até mesmo ser expulso da cidade.
Explicação:
Há uma relação de semelhança entre o modelo de guildas, que foi muito comum durante a Europa Ocidental na Idade Média, e o modo como o trabalho era organizado durante o período do Império Romano.
Embora o modelo particular das guildas medievais não fosse idêntico ao modelo romano, era semelhante na medida que, por exemplo, as guildas uniam profissionais especializados de uma mesma área, garantindo que houvesse educação profissional para as futuras gerações, que ingressavam como aprendizes, e que o preço dos produtos produzidos fosse, em certa medida, controlado de modo a beneficiar os produtores.