-Qual a relação entre Tecnologias e Competências?
Soluções para a tarefa
“Tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1).” (RIBEIRO, 200-?, p.1) O vocábulo ‘digital’ procede da palavra dígito, do latim digitus, que significa dedo. Isso sinaliza que as imagens, os sons, os textos, ou a junção de todos eles que visualizamos, por exemplo, na tela de um computador, um tablet ou um celular, na verdade foram transformados em números que são lidos por dispositivos que os convertem naquilo que vemos ou ouvimos em nosso aparelho eletrônico.
As tecnologias digitais que têm revolucionado a sociedade em todos os seus segmentos, seja na área econômico-financeira, social, pessoal ou da saúde, apareceram em meados do século XX, tendo um rápido avanço nas suas últimas duas décadas e adquirindo uma evolução assustadora nestes primeiros dezoito anos do século XXI. A vida de todos foi modificada pela rapidez dessas mudanças tecnológicas, pelo relativo baixo custo que apresentam e pela alta disseminação desses recursos pelo mundo afora.
As TDIC referem-se a um grupo de meios de difusão de informação (mídias). Pode-se citar como exemplo de tecnologias digitais possíveis de serem usadas na educação os computadores, tablets, celulares, lousas digitais, TV’s, aparelhos de data show, projetor Arthur, entre outros.
O atual Plano Nacional da Educação, Lei n. 13.005/2014, traça como meta número 7 “fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades” para que a educação pública brasileira alcance, até 2021, as seguintes médias de IDEB: 6,0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 5,5 para seus anos finais e 5,2 para o Ensino Médio (PNE, 2014, p. 14-15). Para tanto, define 36 estratégias, entre as quais estabelece três que se referem diretamente ao uso de tecnologias digitais para se promover uma educação inovadora.
Explicação:
- incentivar o desenvolvimento, selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e incentivar práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, com preferência para softwares livres e recursos educacionais abertos, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas;
-universalizar, até o quinto ano de vigência deste PNE, o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e triplicar, até o final da década, a relação computador/ aluno (a) nas escolas da rede pública de educação básica, promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação;
- prover equipamentos e recursos tecnológicos digitais para a utilização pedagógica no ambiente escolar a todas as escolas públicas da educação básica, criando, inclusive, mecanismos para implementação das condições necessárias para a universalização das bibliotecas nas instituições educacionais, com acesso a redes digitais de computadores, inclusive a internet;