Qual a relação entre reciclagem, sustentabilidade e riqueza?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sustentabilidade fala de dois conceitos e de três eixos. Equilíbrio e tempo são os conceitos e meio ambiente, economia e sociedade são os três eixos, como mostramos na fórmula no quadro.
Trata-se de um equilíbrio duradouro entre os três eixos (ambiental, social e econômico), pois juntos formam uma engrenagem que não pode funcionar adequadamente se alguma das peças não estiver encaixada ou lubrificada adequadamente. Essas três engrenagens são interdependentes entre si e estão intimamente conectadas, de modo que o superdesenvolvimento de uma leva facilmente aos danos das outras.
Um exemplo claro dessa inter-relação pode ser o corte de árvores: gera emprego e riqueza econômica, mas à custa de uma perda da biodiversidade (meio ambiente). Outro exemplo, menos óbvio, é o fomento da compra de produtos importados a um preço baixo, que, embora representem uma economia para o consumidor, resulta em um declínio econômico dos produtores locais.
Nenhum desses dois exemplos é, por si só, um exemplo de insustentabilidade, uma vez que a exploração madeireira regulamentada e a compra de produtos importados são necessárias para abastecer a sociedade. O ponto chave é que qualquer modelo seja o mais equilibrado possível e gere riqueza econômica, social e ambiental por igual.