Filosofia, perguntado por ggas3399, 10 meses atrás

qual a relação entre os sofistas e Platão?

Soluções para a tarefa

Respondido por danigabi2307
9

Os sofistas eram eruditos que se apresentavam como oradores e professores que ensinavam a retórica, a arte de argumentar, a arte de persuadir e a gramática. Preparavam jovens com aspirações políticas, tinham um saber dito enciclopédico e transmitiam verdades feitas. Apareceram como necessidade do próprio regime, a democracia.

Platão, filósofo da antiguidade grega, discípulo de Sócrates criticava arduamente os sofistas pois diz que entraram no campo da manipulação.  

Os sofistas tomam posições que interessam a filosofia e defendem uma posição, o relativismo (no campo da ética e no campo do conhecimento).

no campo do conhecimento, todo o conhecimento é relativo (pode variar) é negar que há um conhecimento absoluto. uma verdade absoluta é uma verdade universal e que se empenha a todos os sujeitos.  

No campo da ética, impera o domínio moral e o que é moralmente correcto numa sociedade noutra pode não ser. Não há valores universais, são relativos e negam a existência de valores absolutos e universais.  

Sócrates na sua vida procurou a verdade, através do seu método , a interrogação, daí procurava conceitos (o que é o bem?) platão distingue a sofistica e a filosofia que se dá em termos ontológicos, vai procurar os fundamentos do conhecimento.  

a sofistica procura ser do mundo sensível, pois é o mundo da ilusão e da aparência, o mundo sensível imita o mundo inteligível e pois como sabemos os sofistas tem um saber enciclopédico, limitam-se a defender ideias enquanto que os filósofos pertencem ao mundo inteligível, constituído pelas realidades, pelas essências das coisas e pela realidade, a verdadeira realidade.  

A filosofia tinha objectivos de investigação da procura da verdade, enquanto que a sofistica tinha objectivos claramente práticos, preocupavam-se com a forma e não com o conteúdo, quando que essa era a maior preocupação dos filósofos, o conteúdo que visavam o esclarecimento e a compreensão dos seus discípulos.  

Platão criticava o relativismo sofístico tanto no campo da ética, como no campo do conhecimento.

Os sofistas e os filósofos tinham concepções diferentes de verdade/conhecimento. Os sofistas preocupavam-se com a procura de argumentos e ideias para defender esses mesmos argumentos, sem que se preocupassem com a procura pela verdade, a issência do verdadeiro conhecimento.


Perguntas interessantes