Qual a relação entre os pioneiros do Serviço Social e o apostolado leigo da Igreja Católica na América Latina das décadas de 1920 e 1930? a. Grande parte dos pioneiros do Serviço Social latino-americano eram parte do apostolado leigo da Igreja Católica. b. Aconteciam alguns encontros que uniam os dois grupos em torno da discussão de problemas sociais. c. Não havia ligação entre o movimento religioso e a profissão. d. A Igreja não permitia que seu apostolado leigo desenvolvesse a ação social como profissional. e. Havia uma proximidade para a realização de algumas ações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Resposta correcta letra A igreja era essencial, e fundamental para as primeiras praticas
Respondido por
9
É correta a alternativa A, já que historicamente o Serviço Social, ao menos no Brasil e na Europa Ocidental, surgiu intimamente ligado com ações das igrejas, tendo como grande referência a Rerum Novarum.
O apostolado leigo (ou seja, pessoas que participavam da vida do catolicismo, mas que não eram membros do clero) organizava uma série de ações sociais que visavam atender a população mais pobre, alimentando aos pobres, recebendo os órfãos e protegendo mulheres e crianças vítimas de violência, por exemplo.
Com isto eram responsáveis pelos serviços de assistência que definiram a prática no período.
Mais sobre o contexto em:
https://brainly.com.br/tarefa/19254626
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás