História, perguntado por edlanymaria, 1 ano atrás

Qual a relação entre os estados unidos e a al qaeda?

Soluções para a tarefa

Respondido por LilDhux
12

Durante a década de 1970, a CIA usou a Irmandade Muçulmana no Egito como uma barreira, tanto para boicotar a expansão soviética quanto para evitar a propagação da ideologia marxista entre as massas árabes. Os Estados Unidos também apoiaram abertamente o Islã contra Sukarno Sarekar na Indonésia, e o grupo terrorista Jamaat-e-Islami contra Zulfikar Ali Bhutto no Paquistão. E por último, mas não menos importante, a Al Qaeda.

Para que não nos esqueçamos, a CIA deu à luz a Osama Bin Laden e amamentou sua organização durante a década de 1980. O antigo secretário de assuntos exteriores britânico, Robin Cook, contou à Câmara dos Comuns que a Al Qaeda foi, sem dúvida, um produto das agências de inteligência ocidentais. Cook explicou que a Al-Qaeda - que significa, literalmente, uma abreviação de "banco de dados" em árabe - era originalmente o banco de dados dos computadores de milhares de extremistas islâmicos, que foram treinados pela CIA e financiados pelos sauditas, para derrotar os russos no Afeganistão.

A relação da América com a Al Qaeda tem sido sempre de amor e ódio. Dependendo se um grupo terrorista da Al Qaeda, em uma determinada região, se afastava dos interesses norte-americanos ou não, o Departamento de Estado dos EUA financiava ou atacava agressivamente este grupo terrorista.

Fonte: https://www.novacultura.info/single-post/2017/05/20/Como-os-EUA-ajudaram-a-criar-a-Al-Qaeda-e-o-ISIS

Perguntas interessantes