Qual a relação entre o sistema circulatório, linfático, respiratório e urinário?
Gente me ajuda é urgente.
Soluções para a tarefa
Num organismo multicelular, todos os sistemas de órgãos se conectam complementando suas funções. Entre os sistemas citados, as inter-relações são as seguintes:
O sistema respiratório absorve oxigênio do meio exterior, transferindo as moléculas desse gás para o sistema circulatório sanguíneo. As hemácias do sangue, através de seu pigmento hemoglobina, transportam o oxigênio até o sistema circulatório linfático, o qual está em contato direto com os tecidos celulares através de seus vasos capilares (ultrafinos). O sistema linfático transporta a linfa que é um líquido filtrado do sangue; essa linfa é o veículo que faz o transporte final do oxigênio (e demais nutrientes: glicose, aminoácidos, etc.) até as células para que as reações do metabolismo energético celular possam acontecer. Esse metabolismo energético (respiração celular) produz catabólitos, que são substâncias tóxicas para as células (como gás carbônico, amônia, etc.) e devem ser eliminadas. Para isso acontecer, há como um caminho inverso aos dos nutrientes: as células eliminam as toxinas na linfa, e, esta as "devolve" para o sangue. O gás carbônico fica retido no aparelho respiratório e de lá é expelido para o ambiente. Já a amônia sofre algumas transformações químicas no fígado (no caso da maioria dos animais terrestres, como os humanos) e se transforma em produtos menos tóxicos como ureia e ácido úrico; esses produtos ficam retidos principalmente nos rins para compor a urina que será formada e eliminada pelo sistema urinário.
Obs: o sistema excretor humano é composto pelo aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e pelas glândulas sudoríparas que eliminam o suor, um excreta que também composto por ureia e ácido úrico mas em menor proporção que a urina.
Espero ter ajudado.