Qual a relação entre o processo de especiação e a manutenção ou eliminação (frequência) de alelos em um determinado meio?
Soluções para a tarefa
A seleção natural ou a deriva genética podem levar a eliminação de alelos de uma população, em ambos os casos, essa eliminação pode levar a divergência entre populações de uma mesma espécie, surgindo assim espécies novas (especiação).
Mecanismos evolutivos
Deriva genética e seleção natural são mecanismos evolutivos que podem atuar separadamente ou em conjunto para a evolução das espécies.
A deriva genética é a eliminação ou aumento da frequência de um alelo de maneira aleatória, ao acaso. Já a seleção natural é a sobrevivência do melhor adaptado.
Vamos a um exemplo:
- Duas populações de uma mesma espécie estão isoladas, uma na Mata Atlântica e outra na Amazônia, portanto não ocorre cruzamento entre indivíduos das populações.
- Pode ocorrer especiação e elas se tornarem espécies diferentes. Agora vamos ver como isso poderia ocorrer com os diferentes mecanismos evolutivos atuando.
Deriva genética
Poderia acontecer algum evento aleatório de deriva genética e um alelo ser eliminado da população, contribuindo assim para que essa população evoluísse em sentido diferente da outra.
Seleção natural
Poderia ocorrer uma mudança de temperatura na Mata Atlântica e, por seleção natural, alguns indivíduos dessa população estão melhor adaptados e conseguem sobreviver e se reproduzir melhor que outros.
Ocorrendo ao longo das gerações uma prevalência das características desses indivíduos adaptados e eliminação dos menos adaptados. A eliminação dos menos adaptados pode eliminar também alelos que esses indivíduos possuíam.
Esses mais adaptados que sobreviveram na Mata Atlântica divergiram muito da população da Amazônia, ocorreu especiação.
Veja mais sobre especiação: https://brainly.com.br/tarefa/31951013
#SPJ1