Artes, perguntado por anamelo1989, 9 meses atrás

Qual a relação entre o ouro e o céu na arte bizantina?

Soluções para a tarefa

Respondido por ritadecassiaeyh
30

O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era. Por volta do século IV, começou a invasão dos povos bárbaros e que levou Constantino a transferir a capital do império para Bizâncio, cidade grega, depois batizada por Constantinopla, no ano 330. A mudança da capital foi um golpe de misericórdia para a já enfraquecida Roma, facilitou a formação dos Reinos Bárbaros e possibilitou o aparecimento da arte bizantina.

Esta zona oriental, que já apresentava características diferentes durante o período paleocristão, evoluciona de maneira independente desde os finais do século V. Graças à localização de Constantinopla, a arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente. A união de alguns elementos dessas culturas formou um estilo novo, rico tanto na técnica como na cor.

A arte bizantina está dirigida pela religião. Ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros executores.

O regime era teocrático e o imperador possuía poderes administrativos e espirituais, ele era o representante de Deus, tanto que se convencionou representá-lo com uma auréola sobre a cabeça, e, não raro encontrar um mosaico onde esteja juntamente com a esposa, ladeando a Virgem Maria e o Menino Jesus.

Respondido por lorenaoidireto
9

Resposta:

muitas vezes, com a utilização de ouro, a cor dourada era usada para  representar o céu, uma vez que os cristãos consideravam que a maior riqueza que  o ser humano poderia alcançar era a salvação da alma e o encontro com Deus, que,  simbolicamente, habitava o reino dos céus.

Explicação:

Espero ter ajudado <3

Perguntas interessantes