História, perguntado por maradelima, 9 meses atrás

qual a relação entre o coltan e a sustentabilidade? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

Coltan é a contração de dois minerais: a columbite e o tantalite. É azul acinzentado e tem brilho metálico. É um material de alta resistência térmica e eletromagnética o que o torna um supercondutor, sendo o responsável por grande desenvolvimento tecnológico.

É usado na indústria aeroespacial, em equipamentos cirúrgicos, indústria nuclear, armas de alta tecnologia e a partir dos anos 90, teve seu uso intensificado pelos grandes avanços na computação e comunicação.

De fato, cerca de 70% da produção do coltan mundial é destinado a eletrônicos, graças às quais foi possível reduzir o tamanho dos dispositivos eletrônicos e a tecnologia sem fio de hoje.

O problema de Coltan é sua escassez e distribuição irregular: 80% das reservas mundiais estão na República Democrática do Congo, 10% na Austrália e os outros 10% entre a Tailândia, o Brasil e o resto do mundo.

O Coltan e a sustentabilidade

As minas de coltan são encontradas principalmente no leste da República Democrática do Congo, em áreas de fronteira com os países de Uganda, Ruanda e Burundi, que sustentam grandes movimentos rebeldes e exércitos, que nesses países, dependem da violência para controlar essas zonas.

O coltan é encontrado em sedimentos aluviais, acumulando materiais transportados e depositados pelos rios ou em sedimentos erosivos. Sua extração em ambos os casos, é baseado em técnicas muito rudimentares e sob condições de trabalho muito perigosas.

O trabalho de extração é feito por prisioneiros, mulheres e crianças, mas os trabalhadores mais solicitados são crianças, pois eles entram mais facilmente nos túneis escavados. Eles trabalham em condições de semi escravidão, sob vigilância pelos rifles dos rebeldes e em contato com materiais radioativos como urânio, tório ou rádio.

As consequências socioambientais são devastadoras. Além de guerras, guerrilhas internas, a extração e a cobiça de valioso mineral também atingiu várias áreas naturais, ocasionando a morte de animais protegidos como elefantes, gorilas e a destruição de muitos ecossistemas.

É responsabilidade de cada pessoa ser consciente dos valores que prevalecem em nossos dias. Vivemos em uma sociedade de consumismo, que confortavelmente desconhece o modelo degradante de desenvolvimento humano que encontramos em nosso caminho.

Nós nos justificamos pensando que não somos nós que tomamos esse tipo de decisão, mas participamos ativamente desse modelo de vida, o que nos torna imensamente responsáveis.  

O exemplo do coltan é apenas uma verdade entre muitas que nos cercam. Histórias silenciosas ligados por uma complexa rede de interesses econômicos e poder.

Bons estudos!

Respondido por Saraivajessika
8

A relação entre Coltan e a sustentabilidade reside nos impactos ambientais e humanos da sua extração.

A sua extração tem provocado guerras na República Democrática do Congo que concentra 80% das reservas, além disso impactos ambientais gravíssimos pela exploração sem medidas adequadas para preservação do meio ambiente, visto que algumas minas estão localizadas dentro de parques nacionais.

Esse metal e extremamente caro e raro na natureza e é na indústria aeroespacial, em equipamentos cirúrgicos, indústria nuclear, armas de alta tecnologia, na computação e comunicação.

Perguntas interessantes