História, perguntado por Lucasfsamix, 1 ano atrás

Qual a relação entre DOUTRINA e PACTO de VARSÓVIA?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nunesgyn
1

Resposta:

Pacto de Varsóvia – Objetivos de sua criação. No contexto da chamada Guerra Fria, os países da Europa Ocidental, juntamente com os Estados Unidos e o Canadá, fundaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para defender seus interesses

Explicação:

O chamado Pacto de Varsóvia foi um acordo militar assinado em 14 de maio de 1955, na capital polonesa que dá nome ao pacto, entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e outros países do leste europeu de orientação comunista. Esse acordo, ou aliança militar, foi encarado à época como uma resposta à criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que ocorreu em 4 de abril de 1949. Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua. Para compreendermos a importância histórica do Pacto de Varsóvia, é necessário que saibamos, portanto, por que ele foi encarado como uma resposta à OTAN.

Respondido por narlyatkinsnr
1

Resposta:

Doutrina Truman – No dia 12 de março de 1947, o presidente norte-americano Harry Truman, num discurso no Congresso, afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. A meta de Truman era combater o comunismo e a influência soviética, oficializando a Guerra Fria. Estava lançada a Doutrina Truman. O secretário de Estado, George Marshall, reforçou a posição norte-americana ao lançar o Plano Marshall, um programa de investimentos e de recuperação econômica para os países europeus em crise após a guerra.

Pacto de Varsóvia – Do lado soviético foi criado, em 1955, o Pacto de Varsóvia, que unia as forças militares do Leste europeu (Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia). A meta era consolidar a união das forças socialistas.

Explicação:

Perguntas interessantes