Lógica, perguntado por derik1804, 10 meses atrás

Qual a relação entre desinformação e saúde e desinformação e política

Soluções para a tarefa

Respondido por daviddelima2007
3

Já faz algum tempo, uma expressão em inglês vem causando preocupação e debates na sociedade: fake news. Traduzida como notícias falsas, o termo muitas vezes é usado para se referir aos conteúdos que envolvem boatos e informações fora de contexto com um único objetivo: confundir e desinformar a população. “O fenômeno não é novo e, obviamente, não é natural, mas faz parte de uma configuração cultural constitutiva dos processos da comunicação humana”, explica o pesquisador em comunicação e saúde Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).  

Nos últimos anos, observa-se um impacto direto da disseminação de notícias falsas e boataria no campo da saúde. Um deles relacionado à vacinação. “Em relação à vacina e às suas tecnologias, o boato sempre existiu como uma expressão de um conjunto de sentimentos como medo, pânico, receio, às vezes até aversão. Com o aumento do uso de dispositivos móveis e aplicativos de mensagens instantâneas, houve uma proliferação desses discursos”, aponta Sacramento.

Quando o país enfrentou, entre 2016 e 2017, um surto de casos de febre amarela, as autoridades de saúde buscaram compreender se o fenômeno que vem sendo chamado como desinformação contribuiu para o aumento dos casos e diminuição da cobertura vacinal. Hoje, o reaparecimento de doenças como sarampo e caxumba mantém o alerta ligado e levanta questionamentos sobre como ampliar o alcance de campanhas educativas e mecanismos de checagem de informação.

Há cerca de um ano, o Ministério da Saúde lançou a iniciativa Saúde sem Fake News, que vem recebendo informações virais que circulam pelas redes e apurando os fatos relacionados às mensagens, que são publicadas periodicamente em seu site, redes sociais e programas de podcast, disponíveis em plataformas digitais. Na entrevista a seguir, Sacramento oferece pistas para compreender melhor o assunto e aborda algumas das estratégias que vêm sendo utilizadas na promoção da informação correta neste novo cenário.

Perguntas interessantes