qual a relação entre democracia e cidadania?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cidadania teve seu conceito criado na Grécia antiga, e designava os direitos do cidadão, o indivíduo que fazia parte da sociedade e que participava das decisões políticas e dos negócios na cidade em que vivia.
Portanto, cidadania abrangia as implicações derivadas de uma vida em sociedade. Com o passar dos anos durante a história, a sua definição foi se ampliando, sendo considerada atualmente uma união de valores sociais, que englobam um conjunto de direitos e deveres de todo o cidadão.
Já a democracia, é um formato de governo na política. Qualquer cidadão considerado elegível pode se candidatar a cargos governamentais. Podendo participar de forma direta ou indireta (por meio de representante eleito), no processo de criação de lei
Sua origem também acontece na Grécia antiga, mas essa não é a principal relação entre cidadania e democracia.
A relação entre as duas está justamente em seus conceitos, é imprescindível para a forma de governo democrático funcionar, que os cidadãos pratiquem sua cidadania. Cobrem seus direitos, mas acima de tudo, cumpram seus deveres perante a sociedade, agindo com ética e caráter social
Explicação:
Resposta:
Pensar nos conceitos de cidadania e democracia significa remeter-se a um contexto histórico-cultural específico: a Antiguidade Grega. A história da filosofia antiga se confunde com o estabelecimento do vínculo entre cidadania e democracia. Como se sabe, é consenso entre historiadores que a filosofia surgiu ao redor do século VI a.C, e segundo Aristóteles, com Tales de Mileto, considerado por ele como o primeiro filósofo. A partir dali se iniciou a passagem de um tipo de pensamento e explicação de mundo baseados nos mitos para o tipo filosófico científico, estruturado em pressupostos racionais.
Na Grécia aquele momento fértil para o pensamento coincidiu, por outro lado, com um período de decadência da civilização micênico-cretense, que era estruturada numa monarquia divina, sendo a classe sacerdotal dotada de grande poder e influência. A situação política a partir de 900 a.C, com a invasão da Grécia pelas tribos dóricas, foi marcada pelo surgimento das cidades-Estado, modelo que previa uma efetiva participação política dos cidadãos. O aparecimento da polis foi preponderante para as primeiras investigações filosóficas sobre o mundo natural, característica dos filósofos pré-socráticos, que buscavam a arché em elementos da natureza. A essa altura, com a crescente secularização da sociedade grega, os mitos deixavam de ser o eixo central das explicações sobre o mundo.
Explicação:
espero ter ajudado