Qual a relação entre as narrativas de criação, cultura e religião?
preciso muito saber
Soluções para a tarefa
A relação de expressividade, típica do mito. Neste caso, há uma identidade entre o signo e o significado; os símbolos tornam-se atributos da própria coisa que designam, como a cruz representa o cristianismo, por exemplo.
A relação de representação, caracterizada pela linguagem. Aqui o nome é uma convenção e serve para representar a coisa, como um substantivo. É a maneira mais comum de como nos utilizamos das palavras que representam um ente.
A relação de significado, típica da ciência. Há uma independência entre signo e significado. Exemplo disso é uma função matemática (signo), que representa algo diferente do deslocamento do planeta.
Sempre houve relação entre vários filósofos passados, tal como Trasímaco, que se abstinha de que convenções sociais eram resultantes de interesses humanos contingentes, ou seja, em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas, regras que implicavam automaticamente em relação à mandamentos enraizados da Igreja.