História, perguntado por joaojfmedeiros, 6 meses atrás

Qual a relação entre a revolução federalista e a República oligárquica?

Soluções para a tarefa

Respondido por 660midari
1

Resposta:

Nesse contexto, surgiram as primeiras grandes Revoluções da chamada República Velha ou Primeira República (1889 – 1930): a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, que posteriormente migrou para o sul do país, onde conseguiu apoio, e culminou na Revolução Federalista.

A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu onde hoje é a Região Sul do Brasil, entre 1893 e 1895, logo após a Proclamação da República. O conflito originou-se da crise política.

O conflito atingiu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os três estados da região, que na época contava também com São Paulo, não atingido, o que serviria para agrupar todos os elementos antiflorianistas a fim de preparar o avanço até o Rio de Janeiro, a capital federal da época.

Características

A Primeira República, além de República Velha, é muito conhecida também como República Oligárquica e isso porque esse período ficou marcado pelo predomínio das oligarquias sobre nosso país. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).

O predomínio das oligarquias sobre a política do Brasil começou a ser consolidado a partir de 1894, quando Prudente de Morais foi eleito presidente. A eleição de Prudente de Morais também marcou o fim do citado período conhecido como República da Espada. O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República.

Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. Essas três simbolizam o poder das elites agrárias do país manifestado na posse de terras, além de manifestar o poder dos coronéis sobre as regiões interioranas do Brasil e a troca de interesse, elemento fundamental para a sustentação das oligarquias no poder.

Outras características muito importantes desse período foram as políticas que sustentavam as estruturas no âmbito político do Brasil. Aqui estamos falando da política dos governadores e da política do café com leite. Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.

Perguntas interessantes