Qual a relação entre a ocupação do sertão e a atividade econômica desenvolvida na zona da mata?
Soluções para a tarefa
Antigamente a criação de gago no litoral era proibida pelo Governo, pois poderia ser prejudicial à plantação de cana-de-açúcar. Com isso, a maneira encontrada para solucionar o problema foi a abertura de currais no sertão, perto de riachos e rios. Sendo assim, o gado não estava apenas no interior da Bahia e Piauí, mas no interior de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Contudo, os proprietários dos currais não tinham respeito por terras de habitantes que já estavam na região e permitiam que os bois andassem soltos. O que gerou diversos conflitos entre indígenas e portugueses, onde os nativos caçavam os bois e viam como presa fácil.
Entre os anos de 1630 a 1654 os holandeses fizeram a ocupação do Nordeste, onde teve a divisão indígena em duas tribos, os Potiguaras e o grupo do litoral que eram a favor dos portugueses.
A Zona da Mata está localizada na faixa litorânea, na região nordeste do Brasil. Sua extensão territorial vai desde ao estado do Rio Grande do Norte a Bahia. Dentre as regiões do Nordeste brasileiro, a Zona da mata é a mais urbana, povoada e com industrialização.
A economia da região da Zona da Mata teve mudanças drásticas
desde a era colonial. Os clássicos engenhos tiveram seu fim e começaram as
usinas de açúcar e álcool, sendo o açúcar ainda o produto de maior importância
do litoral nordestino.