Qual a relação entre a invasão de Napoleão Bonaparte ao território espanhol e os movimentos de emancipação política das colônias espanholas da América ?
Soluções para a tarefa
Com a invasão e a relativa facilidade na vitória, Napoleão colocou no trono espanhol um primo seu, de modo que o Estado Espanhol passou a ser um Estado-Fantoche do Império Francês. Como os interesses de Napoleão eram na Europa, pouco se preocupou em manter as posses coloniais espanholas, de modo que o controle que a Espanha exerceu sobre as suas colônias neste período reduziu drasticamente.
Aproveitando o momento de fraqueza, muitos revolucionários de origem criolla passaram a se organizar politicamente, de modo a expulsar os "invasores" espanhóis e fundarem Estados que tivessem como objetivo principal atender às necessidades dos habitantes dos territórios coloniais, não o fornecimento de impostos aos europeus, o que facilitou movimentos de independência por toda América Espanhola.
Resposta:
A invasão da Península Ibérica por Napoleão bonaparte foi determinante para o enfraquecimento das monarquias da região, principalmente a Espanha. Esse fato favoreceu a eclosão dos movimentos de independência desejados na região.
Espero ter ajudado!