História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Qual a relação entre a expansão territorial e a crise econômica e social vivida em roma

Soluções para a tarefa

Respondido por quiotamarcos79
317
Que o Império Romano já tinha um território absurdamente grande e se expandiu ainda mais, só que o problema é que os Romanos só concentravam sua economia em Constantinopla e em outro lugar, ao invés de dividir sua economia em todo seu território para obter muito mais riqueza e matéria prima. O Império Romano não conseguiu disseminar as revoltas e os povos germânicos(bárbaros) se aproveitaram e tomaram todo o território romano, deixando o Império numa tremenda crise irreversível.
Respondido por erickm5
2

Os romanos expandiram seus territórios para além do que tinham capacidade para administrar, resumidamente.

A relação do expansionismo romano com a crise

Todo o sistema econômico de Roma havia sido baseado no trabalho escravo. E o território havia se expandido tanto que não havia como manter este sistema em funcionamento para sustentar uma extensão territorial tão grande.

As únicas formas de administração que Roma conhecia eram baseadas no escravagismo dos povos que viviam em territórios conquistados e na centralização de poder.

Para manter o comando e a prosperidade em uma extensão muito grande de territórios, é necessário haver uma descentralização gradual. Isso não ocorreu aos romanos, e quando a expansão territorial cessou, todo esse sistema começou a ruir.

Saiba mais sobre Roma Antiga em https://brainly.com.br/tarefa/30807388

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes