Artes, perguntado por hemily5897, 10 meses atrás

Qual a relação entre a arte e o sagrado na instalação de José Lenilson​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaoquevedo205
9

Resposta:

O belo só surge nas reflexões dos teólogos cristãos no bojo das discussões sobre a possibilidade e formas do conhecimento de Deus. A questão estética é vista a partir deste ângulo gnosiológico. O pensamento iconoclasta, que não reconhece no mundo sensível um caminho seguro em direção a Deus, encontrou na arte abstrata a sua mais acabada expressão. Porém, diante do problema do conhecimento de Deus, suas possibilidades e formas, a arquitetura não pode ser avaliada pelo mesmo registro das artes plásticas. Por não buscar representar a Deus da mesma maneira que uma escultura ou uma pintura, a arquitetura religiosa seguiu um caminho próprio, paralelo às querelas iconoclastas. As religiões pentecostais nas grandes metrópoles têm se utilizado de edifícios construídos para outros fins, teatros, oficinas, supermercados, garagens de automóveis. A novidade no uso desses edifícios está no entendimento de seu caráter provisório. Agora a provisoriedade é, ela mesma, parte do espaço sagrado. Essa arquitetura não chega a ser religiosa mas o uso religioso desses edifícios fala de um sagrado. Há uma convergência entre a maneira como a arte abstrata e o espaço sagrado são experimentados. Gerações futuras poderão entender o espírito religioso atual olhando para essas igrejas? O que poderão dizer a respeito?

Explicação:

Respondido por louisebdz007
3

Resposta: A obra de José Leonilson (1957-1993) é marcada pelo uso das palavras e imagens

em suportes que variam de lonas a tecidos. O artista transita em diferentes meios de

expressão na arte: pintura, desenho e bordado. A pesquisa busca analisar o

percurso artístico de Leonilson, levando em conta seus arquivos (coleções, cartas,

cadernos e diários), analisando-os como geradores de sentido em trânsito por sua

poética, por se tratarem de signos representativos dos afetos do artista, assim como

de sua própria imagem. Em 1991 Leonilson descobre ser portador do vírus HIV, fato

demarcado em suas últimas obras, nas quais o artista intensifica questões íntimas e

autobiográficas materializadas em linhas. Ao observar os trabalhos desse período a

pesquisa constata que sua obra faz parte de uma nova estética emergente nas

artes. A técnica pela qual o artista optou, aliada ao uso da palavra, é elemento

evidenciado em todo o percurso artístico de Leonilson e constitui os eixos

norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa.

                                        Espero ter ajudado!!!

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