Saúde, perguntado por wilmiminhaowj5v6, 1 ano atrás

Qual a relaçao e intensidade a doenças do trabalho

Soluções para a tarefa

Respondido por lulinhamendesdou8h0f
1
É necessário compreender a importância do estabelecimento de relação etiológica ou nexo causal entre doença e trabalho. Existe, muitas vezes, uma dificuldade para comprovar tal relação causal entre a doença e o trabalho realizado, isto porque a identificação dos fatores de risco pode ser imprecisa ou há desconhecimento do potencial de risco e/ou dos efeitos da exposição. Na atual clínica nem sempre é valorizada a história ocupacional do trabalhador. 

De acordo com o Manual do Ministério (Brasil 2001), várias questões precisam ser verificadas na relação causal entre trabalho e doença: Qual a natureza da exposição; o agente patogênico ou o fator de risco que contribuem como fatores causais da doença? 

E quanto ao grau ou intensidade da exposição? É compatível com a produção da doença? E o tempo de exposição: é suficiente para produzir a doença? O tempo de latência é suficiente para que a doença se instale e manifeste? Existe evidência epidemiológica ou história de outros casos confirmados? A resposta a esses levantamentos pode colaborar no esclarecimento da causa da situação então em análise.



Perguntas interessantes