Biologia, perguntado por 667867, 11 meses atrás

Qual a relação do tabagismo com a hematose ?

Soluções para a tarefa

Respondido por wewe2
5
Praticamente, todos os aparelhos do organismo humano são afetados pelo uso contínuo do tabaco. Hoje vamos nos ater somente no aparelho respiratório. Mais precisamente,veremos como se comportam os pulmões nos fumantes. Vamos ver sobretudo, como se instala o tal enfisema pulmonar. 
A cor dos pulmões é rósea, como a de muitos animais. No fumante, depois de um longo tempo, a cor passa a ser cinza (cinza escuro mais tardiamente). Isto, se olhado externamente. 
Quanto a consistência - Os pulmões normais têm uma consistência elástica, macia. No fumante ele é rijo, duro, perde a elasticidade, quando tocado. 
Os pulmões são constituídos num intricado conjunto de canais que, partindo da traquéia, passam a se ramificar, nos grandes brônquios, brônquios médios e pequenos brônquios e bronquíolos, conforme as dimensões destes canais (o diâmetro). Os bronquíolos terminam numa estrutura sacular denominada alvéolo. Além disso, temos os vasos sangüíneos, nervos e o parênquima pulmonar constituindo a estrutura do pulmão. 
O alvéolo é uma estrutura microscópica, isto é, bem pequena. É aí que se realiza a função primordial dos pulmões; uma das funções primordiais da vida, a função da respiração, denominada de Hematose, que é a troca do oxigênio do ar pelo gás carbônico. É, através das paredes dos alvéolos que são feitas essas trocas. Essas paredes são finas, constituídas de uma única camada de células, chamadas células alveolares.. 
Toda a árvore respiratória, com exceção do alvéolo, é revertida por uma camada de células que apresentam cílios (pequenos filamentos vibráteis). 
Na entrada de ar aos pulmões, pequenas partículas em suspensão no ar são capazes de atingir os bronquíolos e até os alvéolos, dependendo das dimensões destas partículas. 
A maioria destas partículas adere ao revestimento interno dos brônquios e a ação dos cílios faz com que estas partículas subam pela árvore respiratória, chegando até às cordas vocais na laringe. Neste ponto, esta secreção com partículas do ar, passam a incomodar e a desenvolver o reflexo da tosse ou simplesmente do "pigarro", quando, então, engolimos, deglutimos, esta secreção. Assim é feita a defesa dos pulmões. 
Para atingir os alvéolos , a partícula tem que ser diminuta. Mas a partícula de carvão da fumaça do cigarro o é. Esta consegue chegar aos alvéolos. Lá chegando, não tem como sair. As células alveolares ingerem estas partículas de carvão no intuito de digeri-las. Como o carvão não é digerido, a célula vai se empanturrando de carvão e morre, porque suas funções ficam prejudicadas.
Perguntas interessantes