Qual a relação do populismo com a política em massas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A política de massas apresenta-se como um dos fenômenos mais marcantes do século XX latino-americano, em vista das novas modalidades de participação e de organização do poder que substituíram as formas tradicionais de dominação oligárquica. A criação de sindicatos, partidos e movimentos de trabalhadores foram iniciativas que pressionaram as autoridades a democratizarem o poder por meio da ampliação dos direitos políticos e sociais.
A relação do líder populista com as massas é feita diretamente e não de forma muito institucionalizada e burocrática, como uma forma de aproximação. É dada grande importância às massas. Assim, se estabelece uma relação autoritária, de controle das massas, a partir da cooptação desses grupos.
Populismo
Existem muitos debates e críticas em torno do termo populismo, mas na historiografia tradicional é denominado como um regime que se justifica no apelo às massas. Há uma uniformização da massa em contraposição às elites.
Entre suas principais características, destacam-se o nacionalismo, no clientelismo, no carisma do líder, relação deste com as massas, a defesa da união das massas populares e fragilização dos opositores.
Esse tipo de populismo refere-se ao governo Vargas no Brasil, ao peronismo na Argentina, ao governo de Cárdenas no México e o aprismo no Peru.
Leia mais sobre Populismo: https://brainly.com.br/tarefa/16864600
#SPJ2