Filosofia, perguntado por Uwjwkwk, 1 ano atrás

Qual a relação do mundo das ideias e mundo real ao fime matriz

Soluções para a tarefa

Respondido por Murilozinhu
0

Resposta:O filme Matrix apresenta como uma de suas camadas, uma metáfora semelhante a uma parábola de Platão, conhecida como o Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna.  

É uma história escrita por Platão, publicada na obra "A República".  

Essa história fala sobre uma caverna, separada do mundo por um muro muito alto. Na caverna há uma fresta por onde passa luz, vinda do ambiente exterior. No interior da caverna vivem seres humanos que já nasceram dentro dela.  

Como os seres humanos que lá vivem, ficam acorrentados de costas para a abertura da caverna, eles veem, projetadas na parede para a qual estão de frente, sombras dos homens que vivem fora da caverna, que são criadas por conta de uma fogueira que é mantida acesa do lado de fora da caverna.  

Os prisioneiros que vivem na caverna, consideram as sombras que veem projetadas na parede, como a realidade, como o mundo real, pois nunca tiveram contato com mais nada além disso. As sobram são as únicas coisas que conseguem perceber em suas vidas.  

Na história, um dos prisioneiros é libertado por uma força natural, e com isso, consegue ter contato com o mundo exterior, fora da caverna. Com isso, ele descobre que o que ele viu durante toda a sua vida, eram apenas sombras de outros homens, semelhantes a ele, e além disso, descobre tudo o que há no mundo exterior (real), como por exemplo a natureza, árvores, o ambiente.  

Depois de descobrir o mundo real, ele decide voltar para a caverna, para contar a todos sobre suas descobertas. Sob seu ponto de vista, para libertá-los do mundo de ilusões em que vivem, e contar para eles como é o mundo real.  

Porém, ao tentar fazer isso, é tratado como louco por todos, e espancado até a morte pelos que nunca saíram da caverna.  

Platão, com essa história, refletia sobre a verdade essencial das coisas.  

Note todas as semelhanças entre a alegoria de Platão e o filme Matrix... em ambos os casos, é retratada uma história em que seres humanos estão aprisionado, vivendo em um mundo constituído por uma realidade ilusória, sem ter a mínima consciência disso, já que desde que nasceram, tiveram contato exclusivamente com aquilo que estão vendo, interpretando como "realidade", afinal de contas o que compõe o que chamamos de realidade é exclusivamente aquilo que experimentamos com nossos sentidos durante nossa vida.  

Outra semelhança, é que depois de um determinado tempo de vida convivendo com determinada "realidade", desenvolvemos um forte apego a ela. Qualquer coisa que represente uma detruição da realidade nos parece ameaçador. Temos um medo natural do desconhecido, e o que chamamos de vida está visceralmente associado com o que interpretamos como nossa realidade.  

Assim como no Mito da Caverna, as pessoas a quem se tenta libertar da realidade ilusória construída pela Matrix, lutam contra as revelações, e se apegam mais ainda a sua realidade ilusória

Perguntas interessantes