História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Qual a relação do Imperialismo e a atual situação da África?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
16
Olá, tudo bem?

O Imperialismo pode ser compreendido de dois modos. Existe o Imperialismo enquanto estrutura meramente política, que é uma forma expansionista de política onde os poderes estão concentrados na mão de uma figura central, o Imperador ou a Imperatriz e existe o Imperialismo Econômico, onde existe a tentativa de expansão econômica e um Estado se considera e é considerado internacionalmente como o "suserano" econômico de suas colônias.

Nesta concepção, que é a relevante para analisar a África, não existe necessariamente um imperador, mas, do mesmo modo, uma nação se expande economicamente para outras menos desenvolvidas, usando para isso, muitas vezes, meios violentos.

No caso da África, países como França e Inglaterra promoveram guerras que dizimaram milhões de nativos, desenharam fronteiras que colocaram povos historicamente inimigos vivendo no mesmo território, causando conflitos étnicos e religiosos e usaram a população de suas "colônias" como mão de obra barata para o extrativismo mineral.

Com isto, a maioria dos países africanos teve a sua população dizimada aos milhares, foi construído já de cara tendo de lidar com conflitos étnicos e religiosos e teve as suas matérias primas extraídas. Isto contribuiu, bastante, para a atual pobreza do continente africano.
Perguntas interessantes