Qual a relação de fertilização com células-tronco?
Soluções para a tarefa
São células que conseguem se multiplicar em diversos tecidos do corpo humano e são subdividas em totipotentes ou embrionárias, com a capacidade de dar origem a qualquer tecido do corpo humano. As células-tronco existem em diversos tecidos: no cordão umbilical e nas células embrionárias e possuem a capacidade de auto-replicação. Sua utilização representa a esperança para alternativas de tratamento de diversas doenças e lesões como Alzheimer, mal de Parkinson, diabetes, distrofia muscular e esclerose. O nome célula-tronco é uma tradução do inglês que significa 'stem cell', que é o nome dado para as células das plantas com capacidade para regenerar.
Elas podem ser de natureza adulta ou embrionária. As adultas podem ser extraídas de diversos tecidos humanos. Já as embrionárias somente são localizadas nos embriões humanos. O armazenamento dos cordões umbilicais é importante, pois nele é encontrada uma grande quantidade de células-tronco hematopoiéticas, importantes para o transplante de medula óssea.
As doenças que mais se beneficiariam com a utilização de células-tronco são: câncer, doenças cardíacas, osteoporose, cegueira, doenças hepáticas e cegueira. O uso de células-tronco é permitido em países como Inglaterra, Canadá, África do Sul, Alemanha, Japão, entre outros.