Qual a relação das superbactérias com a teoria da seleção natural?
Soluções para a tarefa
Explicação:
actérias que se tornam mais fortes por causa do uso de antibióticos de forma errada. O que pode parecer uma profecia alarmista é na verdade uma realidade nos sistemas de saúde de todo o mundo. A resistência aos antimicrobianos, especialmente a resistência aos antibióticos, é um tema que preocupa tanto os países desenvolvidos como países em desenvolvimento. O problema é mais sério em locais onde o consumo de antibióticos não é bem controlado nem orientado.
A explicação para o surgimento de bactérias mais resistentes está na teoria da seleção natural das espécies elaborada por Charles Darwin. Quando são expostas aos antibióticos, um grupo pequeno de bactérias mais fortes pode sobreviver e posteriormente se reproduzir. Isso significa que, a cada geração, as bactérias mais resistentes dão origem a outras bactérias que também são resistentes.
Resposta:
As super-bactérias são seres que desenvolvem resistência a produtos nocivos e maléficos a saúde da própria espécie bacteriana.
Quando um indivíduo é exposto a produto nocivo todos os dias em quantidades não letais, este indivíduo tem tendência de evoluir e ficar invulnerável a nocividade oferecida pelo produto, ou no mínimo desenvolve resistência a ele. As super-bactérias seguem o mesmo processo, oferecendo perigo a medicina moderna. Ao se adaptarem aos antibióticos existentes, as super-bactérias tornaram-se um obstáculo, porque é necessário o desenvolvimento de novos compostos para combate-las.
Existe uma pesquisa sobre um vírus especializado em bactérias, o Bactériofago. Essa pesquisa consiste na adaptação e dosagem do vírus em seres humanos afim de que os fagos matem as bactérias. Seria algo revolucionário, porque os vírus se adaptam à mesma medida que as bactérias.