História, perguntado por xandinptu24, 8 meses atrás

Qual a relação das ideias de Jean Calvino e o desenvolvimento do capitalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mensatp
5

Opa, tudo certo?

Vamos lá:

   Iniciada por Lutero, a reforma protestante se difundiu por toda Europa, porém, em cada região, foi sendo adaptada. Na Suiça, as ideias de Lutero foram reinterpretadas por Jean Calvino. Como Lutero condenava o lucro e a Suíça era um país marcado pelo comércio, Calvino adaptou as ideias de Lutero a sua realidade, criando a Doutrina Calvinista, que permitia o lucro e tinha a ideia da predestinação.

   Segundo a Doutrina Calvinista, todos já nascem predestinados ao céu ou ao inferno, se você nasceu predestinado a ir ao inferno, por exemplo, não importa o que você faça, você vai para inferno. Deste modo, as pessoas queriam ter uma ideia de como descobrir qual era o destino deles na pós vida. Deste modo, Calvino dizia que se você trabalhasse muito e tivesse um bom retorno, isso indicaria que você estava predestinado a ir para o céu. Com isso, a religião Calvinista deu uma valorização ao trabalho e a busca pelo lucro, inaugurando uma nova organização na sociedade e indo contra a ideia Católica e Luterana, que condenava o lucro, ideia que já não servia em um mundo marcado pelo recente comércio da burguesia. Desta forma, a religião Calvinista se espalhou para a França (huguenotes), Inglaterra (puritanos) e outros países, mudando a realidade e dando início ao Capitalismo.

Espero ter ajudado ;)

obs: recomendo você procurar um pouco sobre o livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Max Weber. É um livro de sociologia, mas Weber se debruça em uma análise histórica bem aprofundada e explica bem a relação entre o surgimento das religiões protestantes e o início do Capitalismo.


xandinptu24: vlw
Mensatp: ndd
Perguntas interessantes