Qual a relação das desigualdades sociais com o crescimento urbano das cidades brasileiras?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social
No capitalismo os terrenos, casas, apartamentos são adquiridos via mercado, ou seja, pela compra do imóvel. A classe trabalhadora brasileira tem um rendimento salarial muito baixo, logo não tem possibilidade de pagar um imóvel, e muitas vezes, nem mesmo pagar um aluguel. Como solução estes trabalhadores conseguem morar nas periferias, cortiços ou favelas, pois o custo da habitação é bem menor.
Portanto, conforme o centro da cidade é valorizado, os trabalhadores são jogados para os limites da cidade, ocupando terrenos ilegais, constituindo a chamada cidade informal. Só para tem uma noção, dados do ano 2000, apontavam que 50% da população de São Paulo vivia em terrenos irregulares.
Em alguns países, principalmente os europeus, existem algumas política de auxílio para que os pobres consigam habitação, uma delas é o aluguel social, o Estado paga uma parte do aluguel do cidadão, para o trabalhador não comprometer seu salário somente com habitação.
Aqui você encontrará um pouco mais sobre favelas: https://brainly.com.br/tarefa/21273375