História, perguntado por tikacardoso, 1 ano atrás

Qual a relação das cruzadas com a formação das monarquias nacionais ?

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeskj
12
Com as cruzadas, o capitalismo começou a crescer/voltar, pois os caminhos usados para as Cruzadas tinham como consequência o contato com feiras, esse período também foi denominado "Renascimento Comercial", isso intensificou os valores burgueses, todavia, eles tinham um problema, a não padronização da moeda, impostos e medidas, pois sabe-se que naquela época, era tudo dividido em feudos, onde cada qual, tinha um tipo de moedas, um tipo de imposto, e isso dificultava o comércio.
Define-se por monarquias nacionais, a centralização dos feudos, mas sabe-se também que tal centralização seria desvantajoso para os feudos, pois, iriam ter que ser submissos a um poder central, a do rei. Então qual vantagem tinha em tornar uma monarquia nacional? O que a nobreza ganhava? O que o rei (central) ganhava, o que a burguesia ganhava?
O Rei, em troca com a burguesia, financia soldados/colaboração que tinha poderes e impostos em suas mãos DIRETAMENTE
A nobreza sairia ganhando porque haveria um controle sob os servos, pois havia várias revoltas, e a burguesia a padronização de medidas, impostos e moedas. Ou seja, às Cruzadas, intensificou o capitalismo, que possibilitou o surgimento de monarquias nacionais. Bons estudos ;)

tikacardoso: Muitoooo obrigado ❤
Perguntas interessantes