Biologia, perguntado por valeriajimin57, 8 meses atrás

Qual a relação das bases nitrogenadas do DNA no processo de sequenciamento genético?


dualuiza445: O sequenciamento de DNA é o processo realizado para se determinar a sequência exata de nucleotídeos em uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico). Isso significa que, ao sequenciar um fragmento de DNA, será possível conhecer a sequência em que as quatro bases nucleotídicas (Adenina, Guanina, Citosina e Timina) ocorrem dentro dessa molécula de ácido nucleico.
valeriajimin57: muito obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por dualuiza445
1

Resposta:

O sequenciamento de DNA é o processo realizado para se determinar a sequência exata de nucleotídeos em uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico). Isso significa que, ao sequenciar um fragmento de DNA, será possível conhecer a sequência em que as quatro bases nucleotídicas (Adenina, Guanina, Citosina e Timina) ocorrem dentro dessa molécula de ácido nucleico. As representações das bases nitrogenadas são: Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C). E apenas elas compõem todo o arcabouço de dados precisos para que as células funcionem adequadamente.

Para entender as formas de atuação do corona vírus, por exemplo, e conseguir alcançar algum tipo de tratamento no futuro, se faz necessário a compreensão da biologia molecular que envolve o COVID-19, ou seja, de como é o genoma do vírus e como ele funciona. Pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar em 48 horas o genoma do COVID-19, auxiliando frentes de pesquisa no mundo inteiro.

Sequenciamento genético seria a forma de desvendar a sequência de bases nitrogenadas de um genoma qualquer, sendo as bases representadas pelas letras A, T, C, G e U. No caso do COVID-19, o genoma é constituído por RNA fita simples, ou seja, sua sequência só envolve as bases A, U, C e G. Existem várias técnicas diferentes para se determinar qual é a sequência de um determinado genoma, tais técnicas são usadas em laboratório, entretanto estas são bastante demoradas e costumam levar meses para serem determinadas. Na Itália, por exemplo, o sequenciamento da cepa viral circulante demorou mais de 2 meses. Também são problemáticas no que se refere a genomas de RNA, pois precisam ser copiadas como DNA para então serem sequenciada

Explicação:

Perguntas interessantes