Qual a relacao das aranhas com a agricultura
Soluções para a tarefa
Em virtude de sua alta capacidade de predação, aranhas têm sido utilizadas como controle biológico para algumas pragas agrícolas, existindo relatos de sua utilização desde 2000 anos atrás nas regiões orientais. Mas, nem todas as aranhas podem ser eficientes em realizar tais ações. A eficiência destes animais no controle biológico irá depender da relação tempo-espaço, da estratégia de captura utilizada pelo predador, morfologia e hábitos da presa.
Certos Agroecossistemas podem ser mais favoráveis à utilização de aranhas como controle biológico, podemos citar como exemplo os sistemas orgânicos, plantio direto, culturas perenes e policultivos. Cultivos que envolvem aração e gradagem do solo costumam promover perturbação contínua no habitat das aranhas, o que irá afetar a abundância e efetividade destes animais no controle biológico. A diminuição da cobertura vegetal para práticas agrícolas também pode influenciar os índices de invertebrados no solo, em virtude de alterações nas condições de temperatura e umidade do solo, que influenciam a dinâmica presa-predador.
Quanto mais complexa for uma paisagem agrícola, maior será a riqueza de aranhas no local, visto que ambientes mais heterogêneos podem fornecer uma maior quantidade de microhabitats para estes invertebrados. Para que sistemas agrícolas possam ser beneficiados pela dispersão de aranhas, é necessário que a paisagem ao redor dos mesmos seja conservada, o que possibilitará uma maior diversificação de recursos e refúgios. A maior abundância de aranhas em Agroecossistemas poderá garantir a predação de presas que apresentam interesse agrícola.