História, perguntado por gabiswag06, 1 ano atrás

qual a relação da primeira guerra mundial com a crise de 1929?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilalaurie97
192
A relação entre a Depressão de 1929 e a Primeira Guerra mundial, ocorrida durante 1914 e 1918, é que os Estados Unidos aceleraram o ritmo de sua produção industrial a fim de abastecer os países europeus que se encontravam em guerra. Entretanto, com o fim da guerra, o país não desalecerou este ritmo, o que gerou um grande excedente industrial.
Com isso, os EUA havia muito que vender e poucos interessados, uma vez que a Europa se reconstruía e procurava obter mais captais nacionais do que externos. Ou seja, a depressão (crise) de 1929, que afetou todo o mundo captalista, se deu principalmente pela falta de mercado consumidor dos produtos estadunidenses.
Respondido por EduardoPLopes
24

A Primeira Guerra Mundial destruiu a infraestrutura produtiva europeia, de modo que países que antes eram potências industriais (como Inglaterra, França e Alemanha) passaram a década de 1920 se recuperando, e os Estados Unidos emergiram à condição de grande exportador de bens de consumo, crescendo rapidamente.

Contudo, quando a indústria europeia se recuperou, a indústria americana não havia diminuído o ritmo, de modo que passou pela superprodução, muitas empresas faliram e o desemprego chegou na casa dos 25%.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos eram credores (haviam fornecido empréstimos) de muitos países europeus, e estes foram cobrados com o aprofundamento da crise, não podendo ser pagos por muitos países (como Alemanha e Itália), o que acabou alastrando a crise econômica para a Europa e todo o mundo ocidental, que tinha relações econômicas fortes com os Estados Unidos e dependiam da sua economia.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/9547290

Anexos:
Perguntas interessantes