História, perguntado por haddadnaifa, 9 meses atrás

Qual a relação da Lista Schindler com os Direitos Humano?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaisbritogoncalves5
0

Explicação:

Durante toda a história da Humanidade existiram momentos em que os Direitos Humanos foram violados contribuindo para a necessidade de defender os mais fracos e oprimidos.

O filme a Lista de Schindler retrata uma história verídica e chocante, durante a 2ª Guerra Mundial (1941-1945), em que os alemães agem de forma violenta para com o povo Judeu. Para além da violência física, foi retirada a liberdade de expressão, as suas propriedades e bens materiais, o seu direito à liberdade religiosa, à educação, à privacidade, a ter uma família, à identidade pessoal, à individualidade e o mais chocante de todos, foi retirado o próprio direito à vida e o direito de se constituir como um povo.

A Guerra foi iniciada porque Hitler invadiu os territórios circundantes à Alemanha, pois defendia a ideologia de que a etnia ariana seria a mais pura com características caucasianas e de olhos claros. A intenção seria dominar territórios europeus para dominar o Mundo e ser uma potência mundial.

O povo Judeu foi o povo mais perseguido, torturado e alvo de genocídio. Por ser caracterizado como um povo trabalhador, honesto, bom gestor financeiro, religioso e com sentido de família, considera-se que os actos cometidos contra este povo representam um atentado contra os Direitos Humanos. Os alemães consideravam este povo como parasitas, ocupando o último patamar da Humanidade. Os alemães expropriaram e despejaram os Judeus das suas casas, colocando-os num gueto fechado com rede electrificada vigiados e controlados constantemente pelos militares. O Judeu não tinha valor intelectual, uma vez que, como retrata o filme, uma engenheira judaica ao avisar que os alicerces do alojamento que estava a ser construído iria ruir, caso não o demolissem para corrigir o erro de construção, foi barbaramente assassinada. Embora a tenham assassinado, os militares acabaram por seguir a instruções dela, demolindo a construção. A atitude do comandante alemão demonstra que matou apenas porque não queria e não podia dar a razão a uma judia. Também é retratado que um polidor de metais tinha mais valor do que um professor de Literatura, uma vez que o judeu não valia pelo seu mérito intelectual, mas sim pela sua capacidade de produção de bens ou materiais.

Este filme é importante porque nos permite constatar que os direitos humanos devem ser respeitados por todos, não importando raça ou cor.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes