História, perguntado por Tainá1020, 1 ano atrás

Qual a relação da Igreja Católica em relação ao africanos?

URGENTE.

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Respondido por silvagabrielle08
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A Igreja Católica e o Candomblé

A história da relação do catolicismo

brasileiro com as religiões afro-brasileiras

não é assim tão longa, se pensarmos a

história como processo de longa duração.

A sociedade brasileira começa a perceber

(dar alguma importância) – inicialmente –

o Candomblé praticamente só no final do

século XIX. São as pesquisas de Nina

Rodrigues que começam a trazer à luz esta

realidade1

. Antes disto, a memória à qual

temos acesso sobre a existência do

Candomblé pode ser reduzida em grande

parte a anotações em boletins policiais ou

alguma anotação de viajantes. O

Catolicismo, como religião oficial do país,

pouco se ocupa com esta realidade. O

Candomblé não era percebido como

religião. Há sim, até então, coisas que são

percebidas pelo Catolicismo e são

chamadas aqui e ali de feitiçaria ou

superstição. Em que medida isto se refere

especificamente ao Candomblé é apenas

algo a ser deduzido. Uma história, pois, do

relacionamento mais consciente entre a

Igreja Católica e as religiões afrobrasileiras

é algo relativamente recente e

tem pouco mais de um século.

Nesta relação, a Igreja Católica foi

o lado mais falante. Boa parte desta relação

se conhece através de manifestações vindas

por parte da Igreja Católica, seja através de

representantes oficiais desta instituição,

seja por manifestações de católicos em

diversos órgãos da imprensa. Tendo havido mais manifestações por parte da Igreja

Católica, esta relação é geralmente lida

como relação entre a Igreja Católica e as

religiões afro-brasileiras e não relação

entre as religiões afro-brasileiras e a Igreja

Católica. Mesmo em se tratando de uma

única relação, o ponto de vista a partir do

qual ela é apresentada é aqui fundamental.

Há pesquisas muito interessantes que

fazem porém o inverso: observar esta

relação a partir do ponto de vista das

religiões afro-brasileiras. Um exemplo a

ser aqui citado é a pesquisa de Dilaine

Soares Sampaio de França “Àròyé”: Um

estudo histórico-antropológico do debate

entre os discursos católico e do

Candomblé no pós-Vaticano II (FRANÇA,

2012). Este estudo mostra especialmente

como o Candomblé reagiu às propostas de

diálogo da Igreja Católica após o concílio e

recolhe o ponto de vista do Candomblé,

algo poucas vezes feito nos estudos sobre

esta relação.


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