Geografia, perguntado por alinecristina09, 1 ano atrás

Qual a relação da Holanda na guerra fria?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rafaela4091
1
O primeio-ministro belga, Charles Michel, e o holandês, Mark Rutte, assinalaram hoje a importância da figura do líder cubano Fidel Castro na história do século XX, mas também o défice de direitos humanos enquanto esteve no poder.

"Com o desaparecimento de Fidel Castro, passa-se, sem dúvida, uma página importante na história política mundial", defendeu Charles Michel, em comunicado, realçando o "fim definitivo da Guerra Fria que tanto dividiu os povos no século passado".

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) e já foram várias as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.

O governante belga espera que o percurso político de Fidel Castro possa "ser estudado no seu justo valor", sem esquecer que foi acusado por uma parte dos cubanos e da comunidade internacional de ter suprimido liberdades económicas e políticas no seu país.

Charles Michel salientou os "sinais de abertura" iniciados pelo presidente cubano, Raúl Castro, e pelo seu homólogo norte-americano, Barack Obama, em 2014, no sentido de normalizar as suas relações, depois de mais de 50 anos de afastamento.

Realçou, no entanto, que será necessário que os EUA levantem o embargo económico que mantêm relativamente a Cuba.

"Fidel Castro foi um dos rostos mais destacados do século XX, escreveu a história do mundo", apontou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, segundo a agência do seu país, a ANP.

O responsável político da Holanda sublinhou que a influência de Fidel Castro se estende por um período que abrange a crise dos mísseis no ponto mais crítico da Guerra Fria, mas também o "aperto de mãos entre o seu irmão Raúl e o presidente Obama".

Mark Rutte não deixou de referir igualmente "violações graves dos direitos humanos", durante o governo de Fidel Castro.

Fidel Castro será cremado, conforme a sua vontade, e as cerimónias fúnebres vão realizar-se a 04 de dezembro, em Santiago de Cuba, no sul do país.

TÓPICOS:

Fidel, Obama, Santi,

Pub

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS

Últimas

+ Lidas

+ Coment.

1FC Porto a um ponto de se sagrar campeão nacional

2Irão tem um programa nuclear secreto acusa Israel

3Everjets quer terminar contrato dos Kamov com Estado e reclama indemnização de 40 milhões de euros

4Lordes dão poder ao Parlamento para bloquear ou alterar Brexit

5Everjets assume iniciativa da denúncia do contrato dos Kamov e reclama 40 milhões de euros do Estado

EM DESTAQUE

Última HoraEm Atualização

Israel diz ter provas de que o Irão tentou obter armas nucleares



Everjets quer terminar contrato dos Kamov com Estado e reclama indemnização de 40 milhões de euros



Ricardo Salgado condenado a pagar 3,75 milhões de euros

ARTIGOS RECOMENDADOS

MundoO que aconteceu à árvore plantada por Trump e Macron na Casa Branca?MundoLuanda ameaça deixar Lisboa sem embaixadorPaísMilhares de hectares ao abandono em Sines e Santiago do CacémPaísGravações desconhecidas. A censura no dia 25 de Abril de 1974PaísPopulação portuguesa diminui pelo nono ano consecutivo - INEMundoMigrantes pedem asilo nos EUACulturaMuseu francês descobre que metade do seu espólio era falso1.ª LigaDesportivo de Chaves pede reunião com Conselho de Arbitragem

 powered by plista

A INFORMAÇÃO MAIS VISTA



Família do Porto com contrato de arrendamento tem ordem do senhorio para abandonar casa



Milhares de hectares ao abandono em Sines e Santiago do Cacém



Gravações desconhecidas. A censura no dia 25 de Abril de 1974



Químicos nos alimentos. Bananas e laranjas com mais pesticidas

+ EM FOCO



Centenário da Batalha de La Lys

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.



Armas químicas, tipos e efeitos

O uso de agentes químicos em contexto de guerra, aqui abordado numa infografia, voltou à primeira linha da arena internacional com o conflito sírio.



Gravações desconhecidas. A censura no dia 25 de Abril de 1974

No dia 25 Abril de 1974 a revolução estava na rua, mas os serviços de censura trabalharam pelo menos até meio da tarde. E cortaram notícias sobre o próprio golpe.





















  


Perguntas interessantes