qual a relação da estrutura interna da terra com o movimento das placas tectonicas? podem ajudar
Soluções para a tarefa
Na estrutura interna da terra consta o magma ,que aquecido pelo núcleo (imagine a água fervendo) , as "bolhas" do magma promovem os deslocamentos das placas tectônicas. "Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas."
Nao entendo muito das terminologias especificas pra designar todos os detalhes, lorraine, mas imagine o seguinte cenario:
Imagine que no centro da terra, temos um nucleo derretido, concentrado num unico centrol, quente quente e expelindo os gases ne? Gases resultantes de toda a sopa quimica rolando la do nucleo. Pergunta: pra onde elas vao?
Ja pensou nisso?
Imagine uma panela de pressao. Se a tampa fica fechada por 1 hora, lembra o que acontece? A fumaca escapa por aquele pininho no topo dela, ne?
Agora tape esse pininho, de modo que o ar nao escape. O que vai acontecer com o decorrer de, digamos... 5 horas?... Sai de perto ne? Aquilo certamente vai explodir (considerando que haveria agua o suficiente pra evaporar durante 5 horas ne kkkkk, mas isso e outro assunto).
Na terra acontece algo parecido. Orificios na camada externa da terra, sao os 'pinos' da terra (Vulcoes), que ocasionalmente expelem esse acumulo de gases (Piroclastos)
Outra mencao importante aqui, eh lembrar das "camadas de solo" que compoe o planeta, sendo os mais externos toda uma acumulacao dos movimentos e turbulencias vindas de baixo, do centro da terra.
Essas atividades mencionadas tem muiiitos processos envolvidos, eu caricaturei apenas 2 deles. Todos esses processos desencadeiam outros fenomenos e turbulencias, que fazem com que as camadas mais externas da terra sofram pequenos impulsos de movimento - extremamente lentos, porem existentes.
Adicione milhares/milhoes de anos e vera acontecer o que chamamos de "movimento das placas tectonicas"