qual a relaçao da eletricidade e as novas tecnologias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pesquisas militares, capacitação de cidades, segurança de dados: a relação entre tecnologia e geradores de energia.
Os avanços tecnológicos estão em voga nos dias atuais. A todo momento vemos novidades eficientes, trazendo inúmeros benefícios para a população. Mas, um elemento teve papel primordial para nos trazer a essa era digital e que muitos não têm conhecimento da sua importância: os geradores de energia. Ao longo do último século e meio, esses equipamentos evoluíram e, nas primeiras décadas de seu surgimento, tiveram papel primordial para que vários processos e mecanismos pudessem ser otimizados, levando a novas descobertas e potencialidades tecnológicas. A Luminus Eletricidade conta um pouco mais sobre como os geradores impactaram (e impactam) nos avanços da tecnologia.
Uma revolução na geração de energia
O ‘século da luz’ (XIX), foi a época de várias descobertas no campo da geração de energia. E, claro, o gerador não poderia faltar nas invenções que trariam uma nova perspectiva dos processos industriais. É fato que durante alguns séculos os estudos em relação a campos magnéticos foram primordiais para que em 1866, Werner Siemens, após uma década de tentativas, construísse o primeiro gerador autônomo. A partir daí começava a utilização dos geradores nas indústrias e em processos domésticos, que resultariam em descobertas fantásticas e em inovações tecnológicas até antes não vistas.
Os geradores, primeiramente, foram amplamente utilizados pela indústria militar, com grande destaque para as duas Guerras Mundiais, no período de 1914 e 1945. Ali, bases militares e áreas de pesquisa não necessitavam mais de distribuição de energia elétrica comum para operarem suas missões. E é dentre esses estudos que surgiram os primeiros conceitos de internet, aviação moderna, entre outros avanços tecnológicos que hoje nos trazem conforto e permitem que possamos avançar mais ainda. A partir da década de 70, tivemos os geradores a diesel, com ênfase na indústria nacional, que trouxeram inúmeras novidades que até então eram restritas a um país com um parque industrial tão pequeno como o Brasil.
Novos tempos
Da década de 1980 para cá, os geradores continuaram ganhando espaço e se aperfeiçoando. Não à toa, começaram a ser implantados em servidores de dados, com a chegada da internet, permitindo mais segurança as informações digitais – tanto internas quanto externas. Isto pode ser realizado através de uma padronização de geradores, que permitiram portabilidade em quase todos os lugares do mundo – permitindo que a indústria, novamente, continuasse com o posto de setor mais ligado a geração de energia através destes equipamentos. Assim, novas tecnologias começaram a ser empregadas para geradores sustentáveis e com menor consumo.
Nos dias atuais, os geradores continuam tendo papel importante nos avanços tecnológicos. Utilizados em inúmeros processos, são a principal forma de sustentação provisória de energia quando há quedas nas principais cidades do mundo. Também, é amplamente utilizada por setores que precisam de muito insumo elétrico – como, por exemplo, o acelerador de partículas (LHC), na Suíça que, mesmo não apresentando geradores convencionais que conhecemos, ainda sim utiliza de mecanismos semelhantes – e o tempo nos dirá quando a tecnologia do LHC chegará até o mercado.
Conhecendo mais sobre a relação entre os geradores elétricos e seu papel na tecnologia, a empresa que você procura para fazer a locação, manutenção e instalação do seu gerador fica a apenas alguns cliques: com a Luminus Eletricidade, a cotação é online – e, se quiser, agendamos uma visita técnica/comercial. Além disto, para acompanhar esses e outros conteúdos, siga-nos nas redes sociais