Qual a relação da canção "EU TE AMO MEU BRASIL", de caráter ufanista e o slogan "Brasil: ame-o ou deixe-o", do governo Médici? *
5 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O governo Médici utilizou amplamente a propaganda com o intuito de
divulgar as realizações e o projeto ideológico do regime militar. Desse modo, era muito comum encontrar, em cartazes e outdoors, slogans que transmitiam a ideia de um Brasil grande, com o objetivo de exaltar a nação. Por isso, uma característica política do governo Médici foi o nacionalismo ufanista.
Além disso, a ditadura legitimava suas ações afirmando que elas resultariam no desenvolvimento do Brasil e eram necessárias para livrar o país do “perigo vermelho”, ou seja, da ameaça comunista. Para o regime militar, aqueles que não compartilhassem de seu projeto ideológico deveriam deixar o país ou seriam eliminados.
Em 1970, o Brasil venceu a Copa do Mundo, obtendo o título de tricampeão
mundial. Essa conquista consolidou o país no cenário do futebol mundial, e a ditadura civil-militar associou o êxito da seleção ao contexto político nacional.
O objetivo da propaganda do governo era convencer a população de que a vitória brasileira na Copa do Mundo era resultado do regime militar, que tinha assegurado ao Brasil o fim da ameaça comunista, o desenvolvimento do país e sua projeção para o mundo.