Qual a relação da audição com quilibrio
Soluções para a tarefa
Antes de tudo, é necessário fazer um breve esclarecimento sobre anatomia. O sistema auditivo é dividido em algumas partes importantes, como:
- orelha externa;
- orelha média;
- orelha interna;
- vias auditivas.
A orelha externa é composta pelo pavilhão auricular — onde são colocados brincos e piercings — e o conduto auditivo, que se estende até a membrana timpânica. A partir daí já é a orelha média, onde se localizam os ossículos que conduziram as vibrações sonoras para a orelha interna.
Chegamos, então, no lugar de interesse para entender o equilíbrio. Nessa região, estão localizadas duas estruturas muito importantes: a cóclea e o vestíbulo. A cóclea está diretamente relacionada com a audição. É nela onde as vibrações sonoras chegam e são convertidas em impulsos auditivos, que serão conduzidos até o cérebro pelas vias.
Por outro lado, o vestíbulo está diretamente relacionado com a manutenção do equilíbrio. Indo um pouco mais fundo na anatomia da estrutura, ela composta por dois labirintos:
labirinto ósseo: localizado no osso temporal;
labirinto membranáceo: são canais semicirculares.
Entre os dois labirintos, existe um líquido denominado perilinfa. Dentro do labirinto membranáceo, existe a endolinfa. Tudo certinho até aqui? Agora que você já sabe a anatomia da estrutura, podemos entender como ela garante seu equilíbrio!