qual a região é conhecida popularmente como pulmão da terra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Floresta amazônia
Explicação:
Com 7% da superfície total do planeta, a Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial. Para muitos, é considerada o "pulmão do mundo". Mas podemos considerar essa afirmação correta? De acordo com Antonio Ocimar Manzi, coordenador no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a resposta é não.
Dia da Amazônia: faça o quiz sobre a maior floresta tropical do mundo
Amazônia: o ouro verde em extinção
Segundo ele, a vegetação, que cresce por meio da fotossíntese, captura gás carbônico da atmosfera e libera oxigênio, ao contrário do pulmão que transforma oxigênio da atmosfera em gás carbônico. A Amazônia apresenta uma taxa muito grande de fotossíntese e, por conta disso, foi durante algumas décadas comparada a um grande pulmão "invertido", o "pulmão do mundo". No entanto, o professor explica que a floresta também libera gás carbônico na atmosfera, por respiração das plantas, e no processo de decomposição de troncos, galhos, folhas mortas e animais.
Dividida entre nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão, a Amazônia é considerada uma floresta madura e, em termos do balanço de carbono e de outros nutrientes, deveria estar em equilíbrio. Por isso, em princípio, não é correto considerá-la um "pulmão do mundo".
"A concentração de oxigênio é responsável por aproximadamente 21% do volume da atmosfera, enquanto que a concentração de gás carbônico é responsável por menos que 0,04%. Portanto, mesmo que a floresta pudesse retirar todo esse gás carbônico da atmosfera, a concentração de oxigênio da atmosfera pouco mudaria", explica.
Em contrapartida, pesquisas recentes realizadas pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Inpa, têm mostrado que a Floresta Amazônica está aumentando a sua biomassa, isto é, ela está retirando mais gás carbônico da atmosfera do que emitindo.
Segundo o pesquisador, a concentração de gás carbônico da atmosfera tem aumentado muito. Isto se deve à utilização de combustíveis fósseis e a substituição de áreas de florestas para a produção agropecuária e construção de barragens. Com isso, a floresta amazônica está contribuindo, como seria esperado pelo chamado "pulmão do mundo invertido", para amenizar os efeitos do aquecimento global.
Resposta Amazônia apresenta uma taxa muito grande de fotossíntese e, por conta disso, foi durante algumas décadas comparada a um grande pulmão "invertido", o "pulmão do mundo