História, perguntado por gabriela8329, 1 ano atrás

qual a realidade social na França em meados do século XIX

Soluções para a tarefa

Respondido por RyanRibeiro02
0

No século XIX (período de 1801 até 1900), a Europa e o Brasil passa por diversas revoltas de cunho liberal e nacionalista.

No Reino Unido de Portugal,Brasil e Alargaves  acontecia a Praieira, uma revolta que aconteceu na província de Pernambuco e, foi a última das revoltas regencias, apesar de acontecer no período do Segundo Reinado, quando Dom Pedro II havia tomado o poder, com apenas 14 anos para governar o país e conter as revoltas que estavam acontecendo em diversos lugares do país.

Na Europa, estavam acontecendo diversas revoltas liberais e nacionalistas, que ocorreram, principalmente, na França,na Alemanha, na Itália, na Áustria e na Hungria. Estas revoltas recebem o nome de Primavera dos Povos de 1848, onde, metaforicamente, as flores estão desabrochando e, diversos grupos sociais espalhados por toda a Europa estão lutando por suas reivindicações.

Na França (o que queres saber), no contexto pós Era Napoleônica, com a instauração do Congresso de Viena e a Santa Aliança (união entre os países que saíram vitoriosos de Napoleão Bonaparte que, entre outras coisas, queria expandir o território francês), tiveram diversas medidas tradicionalistas, para voltar a ser o que era antes de Napoleão Bonaparte, com o restabelecimento do Absolutismo na maioria dos países europeus e a volta dos territórios.

As medidas do Congresso de Viena restauraram uma antiga dinastia na França: A dos Bourbon, com o governo de Luís XVIII  e, após sua morte, o de Carlos X, que fora forçado a abdicar o trono após as revoltas de Julho que, entre outras coisas, estavam insatisfeitos com o governo autoritário do atual rei.

Quem iria assumir seria o rei Luís de Órleans, o burguês, por conta que ele chegou ao poder com o apoio burguês, porém, ele era, assim como o Carlos X, autoritário e, usou o apoio burguês para ter contatos internacionais com a Inglaterra, que foi para onde ele foi após diversas pressões populares, como de Republicanos,Liberais,Bonapartistas e Monarquistas (aqueles que defendiam a volta de monarquias, como a dos Bourbon).

Quem seria o próximo presidente seria o rei Luís Bonaparte,sobrino de Napoleão Bonaparte, que governaria de até 1848 na chamada Segunda República da França (a primeira foi o período do Grande Medo, durante a Revolução Francesa, onde os Jacobinos instituiram a sua ditadura),porém, chegado 1848, este dá um golpe de estado dentro do próprio estado e, suprime o Congresso, reinando até 1870, quando é morto na Guerra Franco Prussiana, um confronto entre a França e a Prússia (atual Alemanha), por disputas de um território francês, o que fará com que a França saia perdendo e, isto será um dos motivos para a Primeira Guerra Mundial: Dar o troco na Prússia e recuperar o território das duas cidades conquistadas.


RyanRibeiro02: Espero ter ajudado, este é o conteúdo que estou estudando, por isso o texto grande kk
RyanRibeiro02: Outra coisa que está acontecendo é que as ideias do Partido Comunista estão circulando pela Europa, através do Manifesto de Marx e Engels, que dizia para que todos os proletários (trabalhadores) de todas as nações se unissem,porque na lógica capitalista, o poder de indústrias estão nas mãos de poucos e, o trabalho sem remuneração, de muitos.
RyanRibeiro02: As ideias desse manifesto inspiraram o atual PT (Partido dos Trabalhadores),porém, em alguns pontos, há contradições,mas, em praticamente todos os pontos há uma concordância.
Perguntas interessantes