Qual a quantidade máxima de sal e de açúcar são solubilizados em 100ml de água ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Imagine que estamos preparando uma solução (mistura homogênea), dissolvendo açúcar em 100 mL de água (H2O), à temperatura ambiente. Primeiramente, colocamos uma massa de açúcar de apenas 10 g. Obviamente, todo o açúcar irá se dissolver.

Posteriormente, colocamos mais 40 g de açúcar e vemos que novamente todo o açúcar se dissolve. Baseado nisso, surge uma pergunta:
“Será que poderemos infinitamente acrescentar açúcar na água, que ele sempre irá se dissolver?”
Logicamente, não é isso o que vai ocorrer. Chegará um momento em que uma parte do açúcar adicionado irá para o fundo do recipiente. Essa massa de soluto que não se dissolve é denominada precipitado, corpo de fundo ou, ainda, corpo de chão.
Em cada temperatura temos uma quantidade máxima de soluto que é possível se solubilizar em uma determinada quantidade de água. A essa quantidade máxima damos o nome de coeficiente de solubilidade.
Conforme mostrado no exemplo acima, existem diferentes soluções. Duas delas são:
Solução insaturada ou não saturada:esse tipo de solução ocorre quando colocamos menos soluto do que o coeficiente de solubilidade.
Por exemplo, quando colocamos apenas 10 gramas de açúcar em 100 mL de água, todo ele se dissolveu e era possível colocar mais, mostrando assim que a quantidade colocada era inferior ao coeficiente de solubilidade do açúcar em água na temperatura ambiente.