Qual a quantidade de pessoas mortas no mundo pelas seguintes doenças: gripe espanhola, peste negra, varíola e tuberculose?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Varíola
É considerada uma das primeiras doenças conhecidas pela humanidade. Estudos indicam sua presença em humanos há cerca de 12 mil anos e no faraó Ramsés 5º (f). Causada por vírus e transmitida pelo ar ou por itens contaminados, tem sintomas parecidos com os da gripe, com acréscimo de dores musculares, vômitos violentos e pústulas (bolhas) na pele. Ficou ainda mais perigosa com a urbanização: no século 18, matou 400 mil europeus; e no século 20, 300 a 500 milhões no mundo todo. Após campanhas de vacinação, foi considerada erradicada em 1979.
Gripe (sazonal, espanhola, aviária, asiática...)
A gripe matou e continua a matar muita gente, apesar das vacinas. O vírus já foi responsável por várias epidemias ao longo da história, sendo a mais grave a da "gripe espanhola", com 50 a 100 milhões de mortes entre 1918 e 1919. Surtos de gripe asiática no fim da década de 50 mataram mais de um milhão de pessoas. Em 2009, veio o H1N1. Até a gripe comum ainda mata muita gente todos os anos. Os sintomas incluem febre, coriza, tosse, dor de garganta e cabeça. A transmissão ocorre pelo ar e por itens contaminados
Peste negra
Uma das doenças mais mortais da humanidade, transmitida por pulgas que habitam roedores. Acredita-se que a devastadora pandemia da Idade Média matou de 75 a 100 milhões de pessoas. Apesar do ápice no século 14, foi recorrente na Europa nos séculos seguintes e tornou-se um dos combustíveis para a Renascença. Atualmente, surge ocasionalmente em algumas partes do mundo, mas é controlada por antibióticos e ações para evitar ratos e pulgas. O risco de a bactéria causadora sofrer uma mutação e ficar resistente aos remédios existe. Os sintomas são febre alta, mal estar e manchas pretas na pele (que deram origem ao nome da doença). Tuberculose
Também é uma doença bem antiga, com vestígios em corpos de milhares de anos. O maior surto ocorreu nos séculos 19 e 20, quando até 25% das mortes na Europa eram por causa da doença. Em 2014, 1,1 milhão de pessoas morreram em países subdesenvolvidos. Causada por bactéria, ela afeta o pulmão. Os sintomas são tosse, febre baixa, cansaço, rouquidão e, em casos graves, dificuldade na respiração e eliminação de grande quantidade de sangue.