Geografia, perguntado por Fernanda080706, 1 ano atrás

Qual a promessa do Reino Unido e da França aos povos árabes caso ganhassem a guerra contra os turcos?

Soluções para a tarefa

Respondido por AlcantaraBorba
1

Resposta:

Explicação:

Ao completar cem anos (em 2016) em meio a críticas generalizadas na região, o legado do acordo secreto de Sykes-Picot de 1916 continua relevante. O tratado, firmado durante a Primeira Guerra Mundial e já com a expectativa de vitória aliada em mente, permitiu a partilha do Oriente Médio entre as duas principais potências da época, a França e o então Império Britânico.

Na verdade, praticamente nenhuma das atuais fronteiras do Oriente Médio foi delineada no documento concluído em 16 de maio de 1916 pelos diplomatas Mark Sykes, britânico, e François Georges-Picot, francês.

Um posto de fronteira entre Síria e Iraque destruído pelo Estado Islâmico, por exemplo, como parte de sua guerra sangrenta, ficava provavelmente a centenas de quilômetros da famosa "linha na areia" desenhada por Sykes e Picot. Ela corria desde a fronteira persa no nordeste, descendo entre Mosul e Kirkuk e pelo deserto rumo ao Mediterrâneo, tomando depois a direção norte até contornar a extremidade da Palestina.

As fronteiras atuais da região surgiram, portanto, de um longo e complexo processo de tratados, conferências, acordos e conflitos que vieram após a queda do Império Otomano e o fim da Primeira Guerra Mundial. Mas o espírito do tratado de Sykes-Picot, dominado pelos interesses e as ambições implacáveis de duas potências coloniais, prevaleceram durante este processo.

No caso dos palestinos, passaram do domínio turco otomano para o domínio britânico, que durou de 1920 até 1948, quando parte dos chamados territórios palestinos foram cedidos para a criação do Estado de Israel, em um processo que, se por um lado fazia Justiça ao povo judeu, por outro, levou à expulsão de milhares de palestinos de suas casas e gerou uma série de guerras, iniciadas por países árabes vizinhos e vencidas por Israel, com apoio dos Estados Unidos. A novas fronteiras de Israel foram determinadas pela apropriação de mais território, ao fim dessas guerras.

Perguntas interessantes