Filosofia, perguntado por luanaedaniel27, 1 ano atrás

Qual a principal distinção do ser humano de outros animais? Faça a comparação baseando-se nos instintos, nas condutas inatas e aprendidas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por victoria2308
4

De um ponto de vista, se o animal é incapaz de mudar sua maneira de agir, eles são vistos como coisas, como “máquinas” biológicas. E isso se dá, única e exclusivamente, por serem escravos da NATUREZA ANIMAL. Dessa forma, somos as únicas criaturas dotadas de LIVRE VONTADE, pois possuímos uma MENTE RACIONAL, ou seja, somos seres RACIONAIS por sermos dotados de RAZÃO. A razão por nos sentirmos dessa forma está no fato de sermos capazes de recordar o passado com grande riqueza de detalhes, podemos prever um possível futuro, imaginar alternativas, medir experiências, julgar experiências, além de deduzir consequências e premissas.

É inegável que temos impulsos e instintos, portanto possuímos uma NATUREZA ANIMAL. No entanto, nossa MENTE RACIONAL está acima de tudo isso, podendo controlar inclusive nossos reflexos. Somos capazes de segurar algo quente e não largar, mesmo queimando nossa pele. Somos capazes de, até mesmo, desafiar o instinto de sobrevivência por um ato racional de LIVRE VONTADE para sacrificar a própria vida para salvar uma pessoa amada ou defender algum ideal.

Apesar das diferenças, a divisão entre seres RACIONAIS e IRRACIONAIS não deve ser mantida, pois mesmo criaturas com sistemas nervosos mais simples, podem apresentar uma RACIONALIDADE, ainda que mais precária, pois seu COMPORTAMENTO INATO é mais dominante do que seu APRENDIZADO pela experiência, que possibilitaria mudanças no comportamento. A diferença entre seres humanos e outras criaturas deve ser fixada por “mais ou menos” no lugar de um simples “sim ou não”.

Mesmo os animais unicelulares, como os protozoários (latim proto “primeiro” e zoon “animal”), apresentam comportamentos diferentes, pois nem sempre dão a mesma resposta diante dos mesmos estímulos. A realidade de uma máquina é completamente diferente, pois esperamos obter, invariavelmente, a mesma resposta diante dos mesmos estímulos/circunstâncias.

Perguntas interessantes